Ataque hacker preocupa brasileiros, saiba como se proteger

Ataque hacker preocupa brasileiros, saiba como se proteger

Nos últimos dias muitas notícias tem sido divulgadas na internet relacionadas a um ataque hacker a membros do governo federal.

Você se preocupa com seus dados na internet? De acordo com o Índice de Segurança da Unisys, que mede como os usuários se sentem em relação à tecnologia e segurança digital, em 2019 o índice é o maior dos últimos dez anos.

No Brasil, 85% dos entrevistados afirmaram que já foram ou conhecem pessoas que foram vítimas, de pelo menos um tipo de ameaça ou cibercrime.

Ainda de acordo com a pesquisa, 76% dos brasileiros estão preocupados com roubo de identidade e 75% dos entrevistados temem que seus cartões bancários sejam fraudados.

Como se previnir

  1. Sempre desconfie de links: tenha muito cuidado com os links que você clica. Só clique num link se tiver certeza, passe o mouse sobre o link e verifique o endereço. Tenha atenção redobrada nas redes sociais, uma história engraçada ou curiosa pode ser uma armadilha para algum ataque cibernético, na dúvida pesquise sobre o assunto da postagem antes de clicar no link;
  2. Altere suas senhas periodicamente: Altere suas senhas, para que seja mais difícil ser descoberta, uma outra dica importante é usar letras, números e símbolos em suas senhas;
  3. Verifique se o site é seguro: sempre observe se o link do site possui um cadeado de segurança, se não tiver desconfie, pois seus dados podem não estar sendo criptografados.

Cristiano Manhães de Oliveira

Engenheiro/ Desenvolvedor Mestre em Engenharia de Produção e Doutorando em Cognição e Linguagem Contato: cristiano@destart.com.br

Deixe uma resposta