Big Data nas Redes Sociais

Big Data nas Redes Sociais

Quando o assunto é a presença das marcas nas redes sociais, o senso comum aponta quase sempre na mesma direção: construção de relacionamento, branding, etc.  Sabemos que as redes sociais não devem ser negligenciadas como ferramenta para ações de marketing.

Porém existe uma outra utilidade importantíssima destes canais: a identificação de informações relevantes por meio do monitoramento das postagens e interações dos usuários.

O que muitas pessoas ainda não sabem é que o monitoramento das redes sociais possui a capacidade para fornecer informações estratégicas: a mineração do Social Big Data, ou seja, da grande quantidade de dados disponíveis nas redes sociais e blogs.

Então ao planejar suas estratégias nas redes sociais, além de programar ações para envolver seu público e criar uma interação positiva em torno da sua marca, pense também em como você pode se beneficiar da mineração de dados deste canal.

Mensuração de quanto sua marca engaja o público

Se você investe tempo e dinheiro em ações de marketing nas mídias sociais, já parou para se perguntar quanto resultado está obtendo? Uma forma bastante objetiva de se medir isso é avaliando quanto engajamento sua marca gera no público.

Comparação e análise cruzada dos fatos

Através da comparação de fatores como o tráfego do site, vendas de produtos, investimentos em publicidade e formas do cliente interagir com as suas páginas, é possível entender claramente a eficácia de seus investimentos em mídia e fazer os ajustes necessários, entendendo se os seus gastos estão subestimados ou superestimados. A inteligência necessária para cruzar os dados e extrair indicadores é justamente o que demanda a utilização de ferramentas adequadas para mineração e avaliação de dados.

Antecipação de tendências

Talvez a aplicação mais desejável do Big Data seja a de antecipar tendências e, de certa forma, prever o que irá dar certo no mercado.

A tecnologia permite que as empresas analisem dados comportamentais dos clientes nas redes sociais, afim de chegar a conclusões fundamentadas a respeito de como novos produtos se sairão no mercado. Também é possível evitar ou minimizar iminentes crises nas mídias sociais, reagindo com agilidade e até em tempo real às manifestações do público no ambiente digital.

Análise de sentimentos

O monitoramento de uma marca, entidade ou figura pública nas redes sociais é de fundamental importância para o planejamento de estratégias e gestão de crises.  Isso é possível através da coleta de dados e de técnicas como inteligência Artificial

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Cristiano Manhães de Oliveira

Engenheiro/ Desenvolvedor Mestre em Engenharia de Produção e Doutorando em Cognição e Linguagem Contato: cristiano@destart.com.br

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